Covid: 2,3 mil prefeituras querem vacinação obrigatória

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Fabio Rodrigues | Agência Brasil 

Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As prefeituras de nove em cada dez cidades brasileiras concordam com a vacinação obrigatória contra a Covid-19. O índice é resultado de um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios.

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de julho e ouviu 2.705 prefeituras espalhadas por todo o país.

Do total de municípios, 87,7% concordaram com a vacinação obrigatória contra a Covid-19 — menos nos casos em que a pessoa tem recomendação médica para não ser imunizada.

Apenas 216 prefeituras ouvidas na pesquisa discordaram da vacinação obrigatória. Para o diretor da CNM e prefeito da cidade paraense de Santarém, Nélio Aguiar, o resultado expressivo a favor da obrigação é resultado da dificuldade que as prefeituras estão tendo de imunizar o maior número possível de habitantes.

O levantamento da Confederação também apontou que 68,1% das cidades registraram casos de pessoas que foram chamadas à vacinação e não compareceram. Além disso, em 66,8% dos municípios, pessoas que tomaram a primeira dose da vacina não retornaram para receber a segunda dose.

A boa notícia é que, com o avanço da vacinação em todo o país, os casos confirmados da Covid-19 estão caindo ou se mantendo estáveis na maioria das cidades. Essa era a situação de 72,5% dos municípios, nos dias em que o levantamento foi feito.

No mesmo período, não houve mortes por Covid-19 em 55,8% das cidades pesquisadas. Em 14,9% delas, o número de mortes diminuiu. O diretor da CNM Nélio Aguiar atribui esses números positivos ao avanço da campanha de vacinação nos municípios de todo o país.

Segundo a pesquisa da CNM, a maioria dos municípios brasileiros, 59,7%, está vacinando a população na faixa etária entre 30 e 40 anos de idade. Apenas 14,7% das cidades ainda estão vacinando os habitantes com 40 anos ou mais.

Edição: Guilherme Strozi

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.