Covid-19: governadores se reúnem com Queiroga para agilizar vacinação

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Fábio Rodrigues - Agência Brasil 

Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta terça-feira, governadores e secretários de Saúde dos estados trataram sobre a possibilidade de um cronograma mais detalhado da entrega de vacinas.

Segundo o governador do Piauí e coordenador do enfrentamento à covid-19 no Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias, o Ministério deve apresentar um detalhamento semanal sobre as entregas de doses. E ainda em julho devem ser repassadas mais de 40 milhões de doses aos estados.

Outro assunto debatido na reunião foi a possibilidade de mudança no prazo de aplicação entre a primeira e a segunda dose da vacina. Alguns estados e prefeituras como Piauí, Santa Catarina, Salvador e Recife têm diminuído esse intervalo, no intuito de garantir a imunização completa e evitar a contaminação por outras variantes. Mas, para Marcelo Queiroga, essas decisões precisam ser baseadas em informações técnicas.

Protocolos para o retorno às aulas em agosto, vacinação em pessoas com menos de 18 anos, uso da vacina SputniK V e tratamento para pessoas com sequelas da covid também foram abordados na reunião.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.