Coronavírus faz TSE suspender a eleição suplementar para o senado em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

A presidente do TSE, Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, determinou a suspensão da eleição suplementar para o cargo de Senador em Mato Grosso, que aconteceria no próximo dia 26 de abril.

 

No despacho, Rosa Weber não estabelece nova data para pleito. No entanto, não descarta que a eleição suplementar possa ocorrer junto ao pleito municipal, marcada para ser em outubro deste ano.

 

"Será designada nova data, com maior brevidade possível, atendidas as necessidades inerentes à preparação daquela eleição, sem descartar a possibilidade de ser ela realizada simultaneamente às eleições municipais de 2020", disse em despacho. 

 

 O motivo do adiamento é a “pandemia” do novo coronavirus e a possibilidade da doença infectar grande parte da população. Além de atender a recomendação da Organização Mundial de Saúde de que sejam tomadas providências para restringir a aglomeração de pessoas, como ocorre durante as eleições.

 

A ministra explica que o presidente do TRE, Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Gilberto Giraldelli, havia manifestado sua preocupação com a realização do pleito neste momento, inclusive em razão da eminência do início do período de propaganda eleitoral.
 

Já o governador Mauro Mendes classificou como “prudente e oportuna” a decisão da presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, de suspender a eleição suplementar ao Senado em Mato Grosso, marcada para o dia 26 de abril.


Mendes lembrou, inclusive, que já havia feito um pedido neste sentido ao TSE anteriormente. Mas na ocasião, foi negado.

 
“A eleição suplementar colocaria em risco a saúde da população, o que não tem preço”, ressaltou Mendes.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.