Coração embalsamado de D. Pedro I chega a Brasília

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:

 

Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O coração de D. Pedro I chegou a Brasília nesta segunda-feira e ficará guardado no Palácio do Itamaraty até esta terça, quando será levado ao Palácio do Planalto. Lá, a solenidade começa com a subida na rampa em meio a honrarias militares, com a participação dos Dragões da Independência e a apresentação de hinos, incluindo o Hino da Independência, composto pelo próprio D. Pedro I” - aquele que começa com a frase: “já podeis da pátria filhos”.

Após a cerimônia no Planalto, o coração do imperador volta para o Itamaraty, onde ficará exposto a autoridades e convidados do corpo diplomático, entre eles, integrantes da família imperial.

Na quarta-feira, está programada a visita especial da imprensa ao local, que a partir do dia seguinte, será aberto a visitas agendadas de estudantes das escolas do Distrito Federal. Nos fins de semana, a visitação será aberta ao público. E no dia 7 de setembro, data da independência do Brasil, o coração estará em um evento, ao lado de chefes de Estado convidados.

O retorno do coração de Dom Pedro Primeiro a Portugal está previsto para o dia 8 de setembro, e deve chegar no dia seguinte à cidade do Porto. O órgão está sob a responsabilidade da Câmara Municipal da cidade do Porto, a pedido do próprio imperador.

O translado entre os dois países está sendo feito por aviões da FAB, a Força Aérea Brasileira.

Segundo o embaixador George Monteiro Prata, o coração é um símbolo sentimental, e nesse caso, o símbolo da herança e do afeto entre portugueses e brasileiros.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.