Contra a crise, Governo de Mato Grosso aprova medidas de incentivo à suinocultura.mp3 |
Foto da manchete: reprodução da internet
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Governo do Estado, por meio do Condeprodemat, Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso, aprovou melhorias nos benefícios fiscais concedidos no Proder, Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso, ao setor de suinocultura.
A decisão foi tomada nesta terça-feira, no auditório Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
A proposta é reduzir os impactos negativos vividos pelo setor em razão do aumento das matérias-primas essenciais para a ração animal.
Até então, o incentivo era concedido apenas na atividade de abate. Com as mudanças, incluiu também as atividades de engorda, reprodução, cria e recria.
O Condeprodemat aprovou ainda alterações nos benefícios do Prodeic, Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso, para as indústrias de panificação e de sucos e refrigerantes.
No caso da panificação, o incentivo passou a abranger a fabricação de pão de forma, enquanto na produção de suco e refrigerantes manteve-se a alíquota de 50%, alterando apenas o valor da base de cálculo do imposto.
Para César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e presidente do Condeprodemat, a proposta é incentivar as cadeias produtivas para que continuem produzindo.
Segundo o presidente do Sindifrigo, Sindicato das Indústrias de Frigorífico, Jovelino Borges, o apoio do governo vai ajudar o setor a arrumar a casa e vencer a crise.