Consumidor substitui carne por ovo para adequar orçamento, aponta Abra

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Nelson Lin - Rádio Nacional - São Paulo

A Associação Brasileira de Supermercados apresentou, nesta quinta feira (13), algumas tendências de consumo na pandemia. Uma delas foi o crescimento de venda de ovos como substituto de proteína animal. Uma troca que tem a ver com a falta de confiança do consumidor e medo de perder renda e a adequação da compra de produtos dentro do seu orçamento, conforme explicou o líder de desenvolvimento da Nielsen, Daniel Souza.

Essa substituição da carne pelo ovo também já se refletiu no preço do produto na pesquisa de produtos da Abras de Março, o ovo subiu  na média em torno de 12%. As carnes por sua vez tiveram queda no preço, em torno de 5%, mas cabe lembrar que a alta acumulada de 12 meses é de mais de 35% de acordo com o IPCA.

Outras tendências da pandemia foram o crescimento do e-commerce, de 38% nesse 1o trimestre de 2021 e como consequencia com o consumidor indo cada vez menos aos pontos de venda. uma queda de 33,5%

O setor de supermercados apresentou crescimento de 7,06% no primeiro trimestre de 2021 e o mês de março apresentou um crescimento de mais de 4% com relação ao mesmo mês do ano passado. A projeção de crescimento do setor este ano é entre 4 e 4,5%. 

Edição: Nadia Faggiani / L Pedrosa

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.