Confiança do empresário do comércio cai 0,8% de abril para maio, segundo CNC

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Radioagência Nacional - Cristiane Ribeiro

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio, apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), alcançou 122,4 pontos percentuais em maio, acima da zona de satisfação, que é de 100 pontos.

 

Os dados, divulgados nesta quarta-feira (29), mostram que houve um avanço de 7,6% na comparação com maio do ano passado e que todos os componentes do Índice revelam uma situação mais favorável do que há um ano.

 

Já na comparação com abril de 2018, houve uma queda de 0,8%.

A pesquisa aponta que, neste mês de maio, 52,7% dos varejistas consideram as condições atuais da economia melhores do que há um ano, quando 42,7% dos comerciantes tinham o mesmo pensamento. O percentual, no entanto, é menor do que os 59,9% registrados há três meses.

 

Já o subíndice que mede as perspectivas de melhora da atividade econômica para os próximos meses registrou a terceira queda mensal consecutiva, de 2,1%. O que fez cair a perspectiva de melhora de 95,3% para 92,2% dos entrevistados.

 

Por fim, a pesquisa mostra que a avaliação dos investimentos nas empresas cresceu 0,7% este mês, e que o percentual somente repõe a queda de 0,6% registrada em abril.

 

Do ponto de vista da contratação de funcionários, a CNC projeta saldo positivo de 105 mil postos de trabalho em todo o varejo. Se confirmado, esse será o maior quantitativo de vagas abertas no setor desde 2014, quando foram abertos 154 mil e 400 postos.

 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.