| 03 Concessionária conclui os primeiros três quilômetros de trilhos da ferrovia estadual de Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria/Rumo
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio
A construção da ferrovia estadual em Mato Grosso começou no mês passado, com a Rumo Logística, maior concessionária ferroviária do país, concluindo os primeiros três quilômetros de trilhos.
Anunciada em novembro de 2022, a obra da Ferrovia Estadual Senador Vicente Vuolo vai conectar importantes polos do agronegócio, totalizando 730 quilômetros de extensão e passando por 16 municípios.
Localizada em Rondonópolis, ao conectar o sul de Mato Grosso a Cuiabá e ao Médio-Norte, a ferrovia integrará o estado à rede ferroviária federal, ao mercado industrial de São Paulo e ao Porto de Santos, principal complexo portuário do hemisfério sul.
A obra deve gerar um grande número de empregos.
Análises do Observatório da Indústria da Fiemt, Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, apontam para um “choque” de desenvolvimento durante a fase de implantação, estimando a geração de 186 mil empregos em Mato Grosso somente durante a construção do empreendimento.
Destes, 105 mil serão diretos, 41 mil indiretos e 40 mil induzidos, representando um impulso significativo para a economia e o mercado de trabalho do estado.