Conab revela que produção de gergelim em Mato Grosso deve crescer 105,8%

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio  

 

A produção de gergelim em Mato Grosso deve aumentar em 105,8% de acordo com o 7º Levantamento da Safra de Grão da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, atingindo mais de 186 mil toneladas na safra 2023/2024, em comparação as quase 91 mil toneladas no ano agrícola anterior.

O resultado se deve ao crescimento da área plantada no Estado, passando de pouco mais de 185 mil hectares para quase 382 mil hectares.

Os resultados de Mato Grosso estão acima da média nacional, que teve aumento de área de 61,4% e uma projeção do crescimento da produção em 62%.

O Estado é líder nacional na produção da leguminosa.

O município de Canarana é o destaque na produção do grão.

O gergelim é uma das cadeias produtivas incentivadas pelo Proder, Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso, da Sedec, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Desde março de 2021, os produtores rurais passaram a ter acesso aos incentivos fiscais, ao todo são 968 agricultores credenciados.

De acordo com o coordenador do Centro de Dados Econômicos da Sedec, Vinicius Hideki, o gergelim vem crescendo no Estado por ser uma alternativa de produção muito resistente ao calor e a baixa umidade, além de ser bastante lucrativa.

Segundo Vinicius, cultivar gergelim é uma estratégia promissora para agricultores que buscam aproveitar terras subutilizadas durante períodos de escassez de água.