Conab estima que safra de grãos brasileira 2024/25 será a maior da história

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

A Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, estima que a produção da safra de grãos brasileira 2024/25 será a maior já produzida no país, ficando em 325,7 milhões de toneladas de grãos.

O volume representa o crescimento de 9,4% acima da safra anterior.

Os dados estão no quinto Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025, divulgado recentemente pela companhia.  

O desempenho é decorrente, principalmente, do aumento de 2,1% na área cultivada, estimada em quase 82 milhões de hectares, e da recuperação de 7,1% na produtividade média das lavouras, que deve chegar a três mil 990 quilos por hectare.

Os dados apontam para aumento na produção total de milho, com expectativa de produção de 122 milhões de toneladas, alta de 5,5% sobre a colheita no ciclo anterior.

A colheita da primeira safra do cereal já atinge 13,3% da área plantada.

Em relação à segunda safra do milho, a Conab informou que a semeadura foi feita em 18,8% da área e que as condições climáticas são favoráveis.

Em razão disso, a projeção é de crescimento de 2,4% para a área de plantio, com expectativa de uma produção de 96 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 6,4%.

A soja já está com 14,8% da área já colhida. A expectativa é que a produção da oleaginosa chegue a 166 milhões de toneladas, ou seja, mais de 18 milhões de toneladas acima do total produzido na safra anterior.

Já a área destinada ao plantio de arroz deve atingir um milhão e 700 mil hectares, volume 6,4% superior à área cultivada na safra anterior.

Com a semeadura praticamente concluída, a Conab alerta que as altas temperaturas e a redução hídrica dos reservatórios em algumas regiões do Rio Grande do Sul, maior produtor do país, causam preocupações aos produtores, embora não indiquem redução da produtividade média.