Conab aponta que indústrias estão reduzindo a compra de girassol de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Dados da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, apontam que as indústrias estão reduzindo a compra de girassol de Mato Grosso causando uma queda de produção.

As lavouras do estado já começaram a ser colhidas.

De acordo com a Conab, o girassol tem perdido espaço para outras culturas mais rentáveis como o algodão, gergelim e o milho segunda safra.

Um ponto interessante identificado pelo estudo é a desconcentração da produção para outras regiões do estado, como é o caso de Primavera do Leste, que tem sua produção destinada a Goiás.

Antes restrita à região de Campo Novo do Parecis, as indústrias desta região têm demonstrado menor interesse no girassol e reduzido as compras, o que resultou na queda na área plantada nos últimos anos.

Apesar da área limitada, os roçados de girassol seguem em plena maturação e parte já está sendo colhida.

A produtividade dos primeiros talhões está de acordo com as estimativas preliminares, mantendo boa qualidade dos grãos.

A falta de chuvas em junho tem sido vantajosa por permitir a maturação integral do girassol, bem como a intensificação da colheita.