| Comissão de Ética da Câmara de Cuiabá pede a cassação do vereador Abílio Júnior.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O relator da Comissão de Ética da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Ricardo Saad, do PSDB, apresentou, durante sessão extraordinária, nesta quarta-feira, um parecer que pede a cassação do mandato do vereador Abílio Junior, do PSC.
Na avaliação do tucano, Abilio cometeu quebra de decoro por diversas ações desde que iniciou seu mandato.
O voto do relator foi acompanhado tanto pelo presidente da comissão, vereador Toninho de Souza, do PSD, e por Vinicyus Hugueney, do Progressistas.
O relatório será encaminhado para Comissão de Constituição e Justiça da Casa, que terá 15 dias para emitir parecer.
O vereador Abílio terá o mesmo prazo para fazer sua defesa antes do caso ir para Plenário, onde todos os vereadores vão votar a favor ou contra a cassação dele.
Para permanecer no cargo, Abílio precisará de pelo menos 13 votos a seu favor. Caso contrário, terá o seu diploma cassado.
A defesa do vereador Abílio Junior tentou se manifestar durante a sessão, mas não foi autorizada pelo presidente da comissão, Toninho de Souza, causando um princípio de confusão.
Já o vereador Abílio Júnior, afirmou que vai recorrer da decisão da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar que aprovou, por unanimidade, o relatório que propõe a cassação do seu mandato.
“O processo está cheio de falhas. Se cassarem meu mandato, eu volto. O processo é político, não é técnico. Não renuncio. Quem quiser votar para cassar meu mandato, que casse. Este é um ano eleitoral e as urnas vão lembrar de vocês”, disse Abílio após votação.