Comissão de Educação do Senado aprova projeto que cria a Universidade Federal do Araguaia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

Comissão do Senado aprova projeto que cria a Universidade Federal do Araguaia

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte aprovou o projeto do senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, que transforma o Campus Universitário do Araguaia, da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, na Universidade Federal do Araguaia.

A proposta foi analisada no começo desta semana.

De acordo com o projeto, a transformação não vai precisar de mudanças na estrutura física existente e todo o corpo docente e funcionários podem ser aproveitados para garantir a eficiência na gestão de recursos. Fagundes destacou que a iniciativa dará mais autonomia à unidade de ensino, que atende a uma região específica com características próprias em relação aos demais campi da UFMT.

Há mais de 40 anos, o Campus Universitário do Araguaia tem sido referência na educação e desenvolvimento na região, ampliando o alcance da UFMT.

A unidade de ensino fica nas cidades de Pontal do Araguaia e Barra do Garças, e atende mais de dois mil 400 estudantes, conta com 200 docentes e 70 servidores técnicos.

O campus oferece uma ampla variedade de cursos de graduação, com 16 opções disponíveis, além de programas de pós-graduação em Lato Sensu e mestrados.

Entre os cursos oferecidos no campus do Araguaia estão Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Jornalismo, Direito, Biomedicina, Enfermagem e Farmácia.