01 Começa nesta terça-feira, em Tangará da Serra, o Simpósio Brasileiro da Cultura do maracujá.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria
Por Jurandir Antônio – Enéas Jacobina.
Texto do áudio:
Mato Grosso vai sediar a partir desta terça-feira, o maior evento nacional sobre a cultura do maracujazeiro: o 8º Simpósio Brasileiro da Cultura do Maracujazeiro.
O evento é uma iniciativa da Universidade do Estado de Mato Grosso em Tangará da Serra, por meio do programa de extensão MT Horticultura da Unemat.
As palestras e outras atividades do evento serão realizadas no Centro Cultural de Tangará da Serra e também no campus da Universidade.
O congresso vai reunir participantes de mais de 10 estados e voltado para produtores rurais, técnicos, alunos de pós-graduação, extensionistas, estudantes e demais interessados na cultura de maracujá.
Além de palestras de diversos especialistas no assunto, um destaque será a apresentação de uma nova espécie de maracujá, a Cultivar Solar, descoberta e cultivada por estudantes da Unemat no município.
Segundo o coordenador do Simpósio, professor Willian Krause, o encontro representa uma grande oportunidade para debater e conversar sobre os avanços e gargalos da cultura do maracujazeiro.
As palestras previstas na programação do evento vão abordar temas como: O agronegócio da fruticultura, Mercado e comercialização do maracujá no Brasil, Panorama da assistência técnica e gerencial na horticultura no estado de Mato Grosso, entre outros assuntos.
Já na quinta-feira, 25 de maio, último dia do encontro, os participantes farão a visita guiada às vitrines tecnológicas das estações Manejo do maracujazeiro; Fertirrigação do maracujazeiro; Novos espaçamentos de plantio; Solar: Nova cultivar de maracujazeiro azedo, descoberta na Unemat.
Fazem parte do simpósio a sexta reunião técnica sobre a cultura do maracujazeiro e a primeira Frutec-MT com a temática tecnologias para produção de frutas em Mato Grosso.