Começa nesta quinta-feira o mutirão de cirurgias eletivas no antigo Pronto Socorro de Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Começa nesta quinta-feira, em Cuiabá, o mutirão de cirurgias eletivas.

A iniciativa conta com recursos provenientes de emendas parlamentares dos vereadores da capital, totalizando cerca de 30 milhões de reais.

O objetivo do projeto é realizar cirurgias de baixa e média complexidade em diversas especialidades, somando um total de 27 procedimentos diferentes.

Entre os procedimentos oferecidos estão cirurgias de retirada de vesícula, cirurgias de hérnia, vasectomia e tratamento cirúrgico de varizes.

As cirurgias serão realizadas no Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, mais conhecido como antigo Pronto Socorro.

A unidade tem cinco salas cirúrgicas, sendo quatro dedicadas exclusivamente aos procedimentos eletivos e uma reservada para emergências.

Com isso, a Prefeitura de Cuiabá estima realizar 45 cirurgias por dia, de segunda a sábado, podendo alcançar até mil 200 procedimentos por mês.

O agendamento das cirurgias é feito pela Central de Regulação, com base na fila de espera do sistema.

Quem está na fila para realizar os procedimentos precisa ficar atento à atualização do cadastro na Central de Regulação.

São mais de 30 mil pessoas aguardando na fila por cirurgia.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá é realizar pelo menos sete mil cirurgias até o final do ano, contribuindo significativamente para a redução da fila de espera.