Com uma programação diversificada, começa nesta quarta-feira o Encontro Indígena de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Divulgação

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio  

Começa nesta quarta-feira, em Cuiabá, a 11ª edição do Encontro Indígena de Mato Grosso, reunindo etnias de todo Estado para celebrar a memória dos povos originários, debater sobre direitos e desafios vividos por eles, e difundir saberes e tradições.

O evento é aberto ao público, e segue até sexta-feira, 19 de abril, com uma programação diversificada, composta de rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais, vivências e feira de arte e artesanato.

Até o momento, estão confirmadas no Encontro as etnias Umutina, Kuikuro, Bóe Boróro, Karajá, Xavante e Manoki.

Com tema “Memória Viva: Difusão de Saberes e Tradições”, o evento é realizado anualmente pelo Museu de História Natural de Mato Grosso, espaço cultural da Secel, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. A programação acontece durante todo o dia, das oito horas da manhã às quatro da tarde, incluindo vivências de pintura corporal, arco e flecha e narrativas indígenas.

Haverá também rodas de conversa sobre culinária e celebrações indígenas.

Durante os três dias de programação, a população poderá participar ainda de oficinas de arco e flecha, bonecas, língua Kuikuro e confecção de cesto cargueiro.

 A feira de arte e artesanato indígena será realizada no último dia do evento, 19 de abril. 

As inscrições já estão abertas para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas no site sympla.com.br/evento.

Para agendamento de escolas é só ligar para (65) 3634-4858.

A entrada é gratuita. Mas a organização está pedindo doação de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos entre as etnias presentes no Encontro. Para mais informações sobre o encontro, acesso o Instagram @museuhistorianaturalmt.