Com programação diferente e sem comerciais, TRT FM ganha ouvintes em Cuiabá

Pop, rock, hits ou clássicos internacionais e nacionais. É com a programação musical que a TRT FM 104.3 tem ganhado ouvintes na região metropolitana de Cuiabá. A emissora é do TRT, único tribunal do país com um veículo próprio de comunicação em massa. No Judiciário, apenas o Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, tem uma emissora, a Rádio Justiça.

Com pouco mais de quatro anos de operação, a TRT FM surpreende por ser diferente de outras rádios públicas. Nela, o ouvinte conhece as ações da Justiça do Trabalho, além de um noticiário vasto com prestação de serviço, esporte e outras atrações.

Os boletins noticiosos e quadros da grade são dinâmicos, já que o principal público é o ouvinte do trânsito da região metropolitana da capital. Entrevistas e atrações de parceiros da TRT FM têm, no máximo, dez minutos de duração e vão direto ao ponto nos assuntos que são debatidos.

A rádio conta ainda com outro importante aliado que tem chamado a atenção do ouvinte que escolhe a emissora para acompanhar no carro ou trabalho. Por ser mantida pela Justiça do Trabalho em Mato Grosso, não tem publicidade na programação. Por isso não possui longos intervalos comerciais como se encontra com facilidade no rádio cuiabano.

Apresentador do programa “Estúdio 104”, que vai ao ar de segunda à sexta, entre 07h e 10h, o jornalista Vinícius Antônio explica que a equipe da 104.3 FM busca uma maneira nova para desempenhar as atividades. “Penso que o rádio vive em constante transformação e a TRT FM tem buscado estar atualizada. A rádio é multiplataforma, tem uma linguagem mais tranquila e mostra a Justiça de um jeito mais próximo ao cidadão”. 

Vinícius considera assertiva a decisão da coordenação da Comunicação Social do TRT, que optou pelo estilo musical da rádio. “É diferente, é o que Cuiabá, Várzea Grande, a Baixada precisam. Com a migração do AM para o FM, uma infinidade de rádios populares surgiu e há público para elas. Mas também, há um número muito grande de pessoas desassistidas quando o seu gosto musical é o pop, o rock nacional e internacional e os clássicos que todo mundo sabe cantar”.

Desde o início de fevereiro deste ano, uma outra parceria ‘entrou no ar’. Trata-se do programa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O Estação TJ segue a mesma linha da TRT FM. Mantendo a mesma programação musical determinada pela emissora, o TJ entrou firmou a cooperação para levar suas notícias e prestação de serviço de qualidade ao ouvinte. Quem apresenta o programa, que vai ao ar do meio-dia às 14h, é o experiente comunicador Adriano Lima.

Já no fim da tarde, na hora de enfrentar o trânsito e voltar para casa, o ouvinte pode contar com a companhia do ‘Via Expressa 104’. O programa é comandado pelo locutor Márcio Manoel, que, além de um bom papo, traz músicas atuais e clássicos, além de comentar histórias e notícias do universo musical. O ‘Via Expressa 104’ vai ao ar das 17h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Para ouvir a TRT FM, é só sintonizar a frequência 104.3 em toda baixada cuiabana. Também é possível acessar a rádio pela internet. O usuário pode entrar em www.trtfm.com.br ou pode ouvir pelo site RadiosNet, que também está disponível para Android e IOS.