Com nota 9,19, Lucas do Rio Verde tem o melhor índice de assistência social

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio  

 

A cidade de Lucas do Rio Verde recebeu a maior nota no Índice de Desenvolvimento do SUAS, Sistema Único de Assistência Social, de todo o estado de Mato Grosso.

Dos 141 municípios avaliados, o município ficou em primeiro lugar, com a nota 9,19.

Lucas do Rio Verde também ficou acima da média do estado, que é de 6,14. 

A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, comemorou o bom desempenho do município na avaliação.

Janice atribuiu o resultado ao   comprometimento e a competência de toda equipe da prefeitura, que, segundo ela, não mede esforço para fazer sempre o melhor pela população.

O Índice é um mecanismo criado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania com o objetivo de fortalecer a funcionalidade e operacionalidade do Sistema em todo o Estado. 

Para chegar ao resultado, é utilizada uma metodologia de cálculo que analisa dois critérios.

Um deles é o Índice de Funcionalidade, que entre outros avalia aspectos relacionados à gestão do SUAS e controle social, o Plano Municipal de Assistência Social atualizado e o investimento de recursos próprios no Fundo Estadual de Assistência Social.

O outro é o Índice de Operacionalidade, que avalia o desempenho dos CRAS, os Centros de Referência de Assistência Social e dos CREAS, Centros de Referência Especializados de Assistência Social, além dos serviços de acolhimento.

Depois de Lucas do Rio Verde, primeiro colocado, aparecem na sequência as cidades de Água Boa, em segundo, Planalto da Serra em terceiro e Campo Novo do Parecis, que ficou em quarto lugar.

O SUAS, Sistema Único de Assistência Social, é o modelo de gestão utilizado no Brasil para facilitar o desenvolvimento das ações de assistência social nos municípios.