Com a diminuição dos casos de Covid-19, Centro de Equoterapia da UFMT retoma atendimento.mp3 |
Foto da manchete: UFMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Centro de Equoterapia da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, retomou este mês os atendimentos realizados pela equipe multidisciplinar da Instituição.
O objetivo do espaço é oferecer a oportunidade da terapia com cavalos para pessoas com necessidades especiais e deficientes que estejam em situação de vulnerabilidade econômica.
A Equoterapia é um método de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, visando o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência.
Segundo a coordenadora do Centro, professora Lisiane Pereira de Jesus, hoje são atendidas 15 pessoas, a maioria crianças, com algum tipo de necessidade especial, como Transtorno de Espectro Autista, paralisia cerebral, microcefalia, síndrome de down e outros.
A reabertura acontece após dois anos do fechamento em decorrência das medidas de biossegurança que visavam combater a pandemia de covid-19.
Com a diminuição dos casos e o aumento da cobertura vacinal, o Centro foi reaberto para a seleção da equipe, seu treinamento, bem como a retomada do treinamento dos animais.
A equipe da UFMT é composta por estudantes das áreas de serviço social, veterinária, pedagogia, psicologia, agronomia, zootecnia e educação física, além de estudantes de fisioterapia em parceria com a Faculdade Fasipe.
O Centro de Equoterapia atende às segundas, quartas e sextas pela manhã.