| Com dados positivos, IBGE divulga o PIB 2019 do estado de Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O produto interno bruto, PIB de Mato Grosso, foi estimado em pouco mais de 142 bilhões de reais no ano de 2019, enquanto, em 2018, o valor foi de 137 bilhões.
Em termos de variação em volume, a economia cresceu 4,1%, entre 2018 e 2019.
Na análise de desempenho ao longo da série 2002-2019, o Mato Grosso continua se destacando com a maior variação em volume acumulada entre os estados brasileiros: 130,4%.
A Agropecuária registrou crescimento de 11,5% em 2019, em relação ao ano anterior, e participação de 21,4% na economia estadual.
Já na pecuária, que registrou variação de 10,2%, o rebanho bovino aumentou o plantel e manteve o posto de maior do país.
Ainda na pecuária, houve diminuição do efetivo de aves e suínos para abate e o desempenho das criações sofreu pressões por causa do aumento do custo das rações.
A Indústria de Mato Grosso apresentou crescimento de 4,2% e participou com 15,8% no total da economia do estado em 2018.
O acréscimo em volume de 4,1% de Indústrias de transformação foi um destaque, devido às atividades de fabricação de produtos alimentícios e de fabricação de álcool e biocombustíveis, com a expansão da produção do etanol proveniente do milho.
Eletricidade, gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação teve variação em volume de 10%, com destaque para a contribuição da geração de energia elétrica em função da hidrelétrica de Teles Pires.
O setor da construção apresentou a primeira variação positiva em 0,9%, depois de três anos de resultados negativos; desempenho influenciado, sobretudo, pela construção de edifícios e pelas obras de infraestrutura.
Já os Serviços encerraram o ano de 2018 com variação em volume de 4,0% e participação de 63,3%.
As principais contribuições vieram do comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, com variação em volume de 5%.