Com 51% dos votos, professora Marluce vence as eleições para a reitoria da UMFT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio  

 

A professora Marluce Aparecida Souza e Silva, da chapa 1, foi a mais votada para a reitoria da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, para o quadriênio 2024/2028 durante a eleição que aconteceu na última terça-feira.

Ela teve 51% dos votos, enquanto Evandro Soares, atual reitor, e candidato à reeleição, recebeu 47%.

No total foram três mil 722 votos para Marluce e o professor Evandro teve dois mil 994 votos.

Agora, uma lista tríplice encabeçada pela professora Marluce será encaminhada ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, que vai definir quem comandará a reitoria da instituição, uma vez que não existem regras que regulamentem isso.

A expectativa é de que Lula nomeie Marluce como reitora da UFMT.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, em sua gestão, ignorou as listas e sempre nomeou seus aliados como reitores.

Marluce é graduada em serviço social pela Faculdades Integradas do Triângulo Mineiro e direito pela Universidade Federal de Uberlândia. É mestre e doutora em política social pela Universidade de Brasília.

Na trajetória dentro da UFMT, exerceu as funções de Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, coordenadora do projeto ação integrada de combate ao trabalho escravo em Mato Grosso e coordenadora do Nuepom, Núcleo de Estudo e Organização da Mulher.   

Seu vice, Silvano Macedo, é graduado em direito, possui mestrado em direito agroambiental e é doutor em saúde coletiva, tudo pela própria UFMT.

Quem assumir a reitoria da UFMT vai administrar a maior universidade do estado e a terceira maior do Centro-Oeste, ficando atrás apenas da Universidade Federal de Goiás e da Universidade de Brasília.

Com um recurso mantenedor de mais de 900 milhões de reais, a UFMT é um dos órgãos com maior orçamento público do estado de Mato Grosso.

Caso sejam nomeados, Marluce e Silvano assumem oficialmente a reitoria da universidade em outubro de 2024.