Colheita de soja em MT atinge 4,38% da área e segue atrasada, diz Imea

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

A colheita de soja de Mato Grosso na safra vinte e quatro vinte e cinco atingiu quatro virgula trinta e oito por cento da área total prevista até a última sexta-feira, avanço de menos de três por cento pontos percentuais em relação à semana anterior, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

Com isso, os trabalhos no maior Estado produtor do país seguem atrasados em relação à área colhida até 26 de janeiro do ano passado, que foi de vinte e um virgula cinquenta e um por cento, segundo dados do Imea, assim como estão mais lentos ante a média histórica para o período.

O ritmo de colheita, que sinaliza quanta soja da safra nova poderá estar disponível no Estado responsável por mais de um quarto da produção brasileira, está mais lento este ano após menos produtores realizarem o plantio antecipado.

Apesar do atraso, todas as regiões de Mato Grosso já têm algum percentual colhido, com a importante região do Médio-Norte tendo realizado a colheita em pouco mais de seis por cento de sua área.

À medida que a colheita é realizada, os produtores já colocam as plantadeiras nos campos para a segunda safra de algodão.

Sapicua Rádio News, da redação Ana Rosa Lima