CNJ e cartórios lançam sistema de autorização eletrônica para incentivar a doação de órgãos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio  

O CNJ, Conselho Nacional de Justiça, lançou esta semana, a campanha "Um Só Coração: seja vida na vida de alguém", que incentiva a doação de órgãos.

A iniciativa do CNJ também marcou a regulamentação do sistema de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, desenvolvido pela Corregedoria Nacional de Justiça, em parceria com o Colégio Notarial do Brasil e a Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde.

O objetivo é facilitar a manifestação de vontade do doador de órgãos, com a colaboração dos cartórios de todo o Brasil.

Quem desejar ser um doador de órgãos poderá manifestar e formalizar a sua vontade por meio de um documento oficial, feito digitalmente em qualquer um dos oito mil 344 cartórios de notas do Brasil.

A emissão da Autorização Eletrônica será gratuita e está disponível no site www.aedo.org.br e por meio da Central Nacional de Doadores de Órgãos, que ficará disponível para consulta via CPF do falecido.

O interessado em doar órgãos preenche um formulário diretamente no sistema e-Notariado, no cartório selecionado.

Em seguida, o tabelião agenda uma sessão de videoconferência para identificar o interessado e coletar a sua manifestação de vontade.

Por fim, o solicitante e o cartório assinam digitalmente a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos que fica disponível para consulta pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes.