Cientistas pedem inclusão do status de pai ou mãe no currículo

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Leandro Martins - Brasília

Um projeto busca alterar o currículo de pesquisadores acadêmicos na Plataforma Lattes, que é o sistema oficial do Brasil para cadastro de cientistas das diversas áreas do conhecimento.

É a campanha Parent in Science, que quer a inclusão da condição de paternidade ou maternidade entre os dados do pesquisador. O argumento é de que cientistas que têm filhos enfrentam mais dificuldades para conciliar essa condição com os estudos. Em alguns casos, chegam a interromper a carreira acadêmica durante anos, o que acaba afetando a produtividade.

Com a possibilidade de colocar a informação no currículo, recrutadores, universidades e agências de incentivo à pesquisa poderão compreender o motivo da queda na produção dos trabalhos.

A presidente-substituta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Zaira Turchi, afirma que a instituição é sensível a essa reivindicação.

Zaira Turchi ressalta que, mesmo com a concordância do CNPq sobre a reivindicação do movimento, qualquer alteração na Plataforma Lattes requer adaptações técnicas, o que precisa de  tempo e investimento.

A campanha Parent in Science tem uma página no Facebook. Em 2019, apresentou formalmente a reivindicação ao CNPq, mas ainda aguarda resposta.

Edição: Ana Pimenta

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.