China suspende importação de carne de frango e suína da BRF em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O governo chinês suspendeu as importações de carne suína e de frango da unidade da BRF do município mato-grossense de Lucas do Rio Verde.
O comunicado foi feito, no início desta semana, no site oficial da Administração Geral de Alfândegas da China.
Os chineses informaram que a interrupção das compras já está em vigor, e sem sinalizar quando os negócios podem ser retomados.
Segundo o Ministério da Agricultura, problemas no transporte dos produtos até o país asiático teriam motivado a decisão.
Em nota, a BRF disse que soube da decisão por meio do site Geral de Alfândegas da China e que tomará as medidas cabíveis e "trabalhará na reversão da situação com as autoridades chinesas e brasileiras".
"A BRF reforça que possui confiança em seus rigorosos processos de segurança de alimentos e de qualidade e reafirma seu compromisso em continuar aprimorando os controles internos para garantir os mais elevados padrões de qualidade e segurança."
"A empresa irá elaborar um plano de ação para evitar que fatos como esses voltem a ocorrer e essa informação será encaminhada às autoridades chinesas com a agilidade necessária", acrescentou no comunicado.
A planta da BRF em Lucas do Rio Verde foi habilitada para exportar para a China em setembro de 2019 e também produz para a África do Sul e Canadá.
A China é a principal compradora de carne suína do Brasil.