China é o principal destino de produtos do agronegócio brasileiro. Soja lidera vendas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

A China, principal destino de produtos do agronegócio brasileiro, aumentou a sua participação sobre as exportações de produtos agropecuários do Brasil em um ano.

Nos últimos 12 meses, de agosto de 2023 a julho de 2024, a China representou 35% de tudo o que foi enviado pelo agronegócio brasileiro ao exterior, segundo levantamento divulgado pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura.

Em igual período do ano anterior, o país asiático representava uma fatia de 32,8% das vendas externas do agronegócio brasileiro.

A receita dos embarques agropecuários brasileiros para a China somou mais de 58 bilhões de dólares em um ano.

O principal produto exportado para o mercado chinês no último ano foi a soja em grãos, somando mais de 36 bilhões de dólares, o equivalente a 62,4% das vendas do agronegócio brasileiro para o país asiático.

Em volume, foram mais de 79 milhões de toneladas de soja exportadas para a China em 12 meses, aumento de 24,8% em um ano e correspondente a 75,7% do total da oleaginosa brasileira comercializada para o exterior no período.

Atrás da China, os Estados Unidos ocupam o posto de segundo principal destino dos produtos do agronegócio brasileiro nos últimos 12 meses, com exportações de pouco mais de 10 bilhões de dólares.