Cavalgada Tradicional e Queima do Alho abrem a programação da Expoagro neste sábado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria SindRuralCuiabá

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Logo nas primeiras horas deste sábado, cinco de julho, cavaleiros e amazonas vão dar a largada para a tradicional Expoagro, Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso.

É que nesse dia acontece a cavalgada, símbolo de fé, cultura e conexão com o campo.

A expectativa da organização é reunir cerca de 140 participantes montados, entre homens, mulheres e crianças.

É o momento de exibir animais, selas, chapéus e trajes especialmente preparados, num ritual que historicamente abre a programação oficial da feira, promovida pelo Sindicato Rural de Cuiabá.

A saída será às sete e meia da manhã do parque de exposições do Centro de Eventos Jonas Pinheiro.

O trajeto vai percorrer as avenidas XV de Novembro, Prainha e Getúlio Vargas, chegando ao Palácio Alencastro, onde o grupo será recebido pelo prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, com um café da manhã.

Na sede da Prefeitura Municipal, como manda a tradição, acontece o simbólico “pedido de vitória” ao prefeito, gesto que “autoriza” o Sindicato Rural de Cuiabá a iniciar a Expoagro.

Após esse momento de confraternização e respeito institucional, as comitivas retornam ao parque de exposições para a “queima do alho”, um almoço com sabores tropeiros e afetivos, com arroz carreteiro, feijão gordo, carne de sol, paçoca e boas histórias.

Segundo os organizadores da feira, mais do que um desfile, a cavalgada é um ato de amor aos animais, ao campo e à cultura cuiabana.