| Caso de “vaca louca” no Pará faz preço da arroba do boi despencar.mp3 |
Foto da manchete: Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O preço da arroba do boi despencou na última semana.
Foram 6% de queda, representando em torno de 20 reais no preço pago aos pecuaristas.
A reação do mercado reflete às incertezas provocadas pela confirmação de um caso do mal da "vaca louca", no interior do Pará.
O MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, confirmou o caso da doença em um animal macho, de nove anos, que foi abatido e teve a carcaça incinerada na cidade de Marabá.
As exportações para a China foram suspensas temporariamente.
Segundo o ministro Carlos Fávaro, todas as providências estão sendo adotadas. O assunto está sendo tratado com total transparência para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida da carne brasileira.
Fávaro destacou que a China é o principal importador, não retomará até que a situação seja resolvida, mesmo se o caso for considerado 'atípico'.
Para o especialista em preços no mercado do agronegócio, Rafael Grings, nessas situações o pecuarista sofre muito, porque é nele o impacto imediato, já que os frigoríficos param de comprar os animais pela insegurança.
Segundo Grings, é possível minimizar prejuízos com assessoria e planejamento adequados.
O especialista lembrou que o produtor fica muito tempo dentro da fazenda acompanhando a produção e não dedica tempo para a comercialização. Quando acontece quedas no mercado ele não está protegido.