Carne produzida em Mato Grosso 100% livre de desmatamento já está sendo comercializada.mp3 |
Foto da manchete: reprodução – Ministério da Agricultura
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Grupo Carrefour Brasil, a Fundação Carrefour e a IDH -Iniciativa para o Comércio Sustentável anunciaram, nesta quinta-feira, que o primeiro lote de carne 100% livre de desmatamento, rastreada do nascimento do bezerro até a prateleira do supermercado, está disponível no Brasil e a preço acessível em uma das lojas mais populares da rede, no Hiper de Interlagos, em São Paulo.
O resultado é fruto de uma parceria iniciada em 2018, cujos investimentos somam mais de três milhões e meio de euros aplicados em Mato Grosso, no Programa de Produção Sustentável de Bezerros.
O objetivo é a inclusão socioeconômica de 450 pequenos produtores, fornecendo assistência técnica, financeira e ambiental para o desenvolvimento de uma cadeia pecuária mais forte, economicamente viável e que resulte em um produto sustentável desde a origem e de menor preço final.
“O Grupo Carrefour Brasil apoia o programa de bezerros há três anos, por acreditar no seu potencial de transformação socioambiental, incluindo economicamente o pequeno produtor e ajudando-o a preservar e a recuperar os biomas”, avalia Lucio Vicente, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
Uma parte do programa é desenvolvido no Vale do Juruena, em Mato Grosso, região situada no bioma Amazônia e que responde por cerca de 35% da produção de bezerros do estado, abastecendo grande parte da cadeia da carne bovina.
“Além dos benefícios diretos ao produtor, e dos resultados ambientais, o consumidor final terá acesso a um produto mais sustentável e com preço de mercado, quebrando o paradigma de que para ser sustentável tem que ser caro e iniciando uma nova discussão na cadeia da carne”, explica Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH Brasil e do Programa de Paisagens Sustentáveis na América Latina.
O Programa de Produção Sustentável de Bezerros também contribui para o combate às mudanças climáticas.