O Governo de Mato Grosso lançou, nesta quarta-feira, no Palácio Paiaguás.mp3 |
Foto da manchete: Michel Alvim/Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
O Governo de Mato Grosso lançou, nesta quarta-feira, no Palácio Paiaguás, a versão 2.0 do Cadastro Ambiental Rural, o chamado CAR Digital.
A nova versão amplia o escopo do sistema, que deve contemplar nos próximos dez dias 54 municípios, com a validação de 26 mil 638 cadastros.
As bases temáticas de dados geoespaciais, com informações ambientais das propriedades dos 142 municípios de Mato Grosso, serão inseridas no sistema até o final do ano.
Durante o lançamento, o governador Mauro Mendes ressaltou que o percentual de validação dos cadastros ambientais rurais em Mato Grosso está acima da média nacional.
De acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, Mato Grosso tem quase 14 mil imóveis regularizados, o que representa em torno de 20% da área passível de cadastro ambiental.
Mauren disse ainda que a expectativa é que, com uma análise automatizada, seja possível ampliar a validação para aproximadamente 70%.
Nesta primeira etapa, mais de 300 famílias de três assentamentos que ficam em Tangará da Serra, ou seja, Bezerro Vermelho, Vale do Sol I e Nossa Senhora Aparecida, serão beneficiadas com a regularização ambiental no município.