Campanha Março Roxo combate o preconceito e conscientiza a população sobre a epilepsia

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Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

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No dia 26 de março, é celebrado o Dia Internacional de Conscientização sobre a Epilepsia.

Por isso, a Associação Brasileira de Epilepsia, lançou a campanha Março Roxo, com objetivo de conscientizar a população sobre a epilepsia, doença que acomete 2% da população no Brasil.

A cor roxa foi escolhida em alusão à lavanda, flor ligada ao sentimento de isolamento.

A campanha pretende mostrar que a empatia é tão importante para a pessoa com epilepsia quanto o tratamento e que a falta de informação e o preconceito podem impactar fortemente a qualidade de vida das pessoas que têm a doença.

A estimativa é que até 70% das pessoas com epilepsia no mundo não recebem diagnóstico e tratamento adequados.

De acordo com os especialistas, a epilepsia é uma doença neurológica caracterizada por descargas elétricas anormais e excessivas no cérebro, que são recorrentes e geram as crises epilépticas.

Para considerar que uma pessoa tem epilepsia, ela deverá ter repetição de suas crises epilépticas.

A doença não tem cura, mas a maior parte das epilepsias tem controle com medicação.