Campanha “Elas em Pauta” do TRT/MT atingiu 3,7 milhões em acordos envolvendo mulheres

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio 

 

Com 164 audiências, a campanha “Elas em Pauta” do TRT, Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso, resultou em três milhões e 700 mil reais em acordos para pagar dívidas trabalhistas.

Realizada entre quatro oito de março, a iniciativa reservou uma semana da pauta dos Centros Judiciários e das varas do trabalho de Juína, Pontes e Lacerda e a 8ª de Cuiabá para acordos em processos envolvendo mulheres.

Coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas, a ação buscou promover a conscientização pela luta do direito das mulheres na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher.

No primeiro grau de jurisdição foram realizadas 148 audiências, com três milhões e 300 mil reais em acordos nos quais figuraram mulheres em pelo menos um dos pólos da ação.

Também foram realizadas 16 audiências de processos que já se encontraram no segundo grau de jurisdição, que resultaram em 403 mil reais em acordos.

Segundo a juíza supervisora de 1º grau, Caroline Marchi, a campanha foi idealizada com o objetivo de ressaltar o protagonismo das mulheres na sociedade.

Ela disse ainda que outro objetivo da medida foi fomentar a cultura da conciliação, a cultura da paz.

“Acreditamos que a conciliação é a forma mais adequada, razoável e justa de solucionar o conflito”, reforçou Caroline Marchi.