| Campanha do TRE quer convencer o cidadão a ser mesário nas próximas eleições.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O Tribunal Regional Eleitoral, TRE de Mato Grosso, lançou esta semana, uma campanha para estimular que cidadãos se candidatem a mesários nas eleições suplementar e municipal em 2020.
O TRE destaca os benefícios que os voluntários têm direito ao trabalharem para a Justiça Eleitoral nos dias dos pleitos.
A lei garante aos mesários a dispensa do trabalho no dia da eleição e mais dois dias de folga, sem prejuízos ao salário do trabalhador, tanto público quanto da iniciativa privada.
Além disso, terão direito a dois dias de folgas por cada dia trabalhado como colaborador. Ou seja, se forem dois turnos, serão quatro folgas. Além dos mesários, a regra se aplica a coordenador de local de votação, merendeiras, membros das juntas apuradoras de votos.
No caso de servidor público que tiver prestado serviços à Justiça Eleitoral no dia do pleito, a referida atuação será considerada para efeito de desempate em caso de promoção da carreira. A participação voluntária também é tida como critério de desempate em concursos públicos.
Para ser voluntário, o cidadão deve preencher alguns requisitos: idade mínima de 18 anos, não trabalhar na Justiça Eleitoral, não ser filiado a partidos e não ser cônjuge ou parente de candidatos, ainda que por afinidade, até o segundo grau.
Em Mato Grosso há mil 478 locais de votação, nos quais estão instaladas oito mil 282 seções eleitorais. Para cada seção são nomeados quatro mesários, totalizando 33 mil 128 pessoas.
A manifestação de interesse deve ser feita no site do TRE.