08 Campanha de atualização de estoque de rebanhos começou nesta quinta-feira em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
A campanha estadual de atualização de rebanho, realizada pelo Indea, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, começou nesta quinta-feira, primeiro de maio.
Todos os produtores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, equídeos, suínos, aves, peixes e abelhas de Mato Grosso precisam informar ao Governo do Estado os dados detalhados dos rebanhos e das propriedades rurais.
A ação, realizada duas vezes no ano, em maio e novembro, é obrigatória e pode ser feita pela internet, por meio do módulo do produtor, ou presencialmente em qualquer uma das 140 unidades ou postos avançados que o Indea possui em Mato Grosso.
O produtor rural que ainda não tem acesso ao módulo do produtor, pode requerer o cadastro em alguma unidade do Indea, e assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado.
No site do Indea, em Sanidade Animal, Atendimento não Presencial, é possível acessar o referido termo.
O produtor rural que não realizar a atualização do seu rebanho de bovinos, bubalinos, suínos tecnificados e aves comerciais, ficará impedido de emitir a GTA, Guia de Trânsito Animal, do dia oito de maio em diante, exceto se o animal for para abate.
A não comunicação de estoque destes rebanhos resultará em multa única de 27 UPFs, Unidade de Padrão Fiscal, cujo valor é de seis mil 705 reais.
A campanha segue durante todo o mês de maio e serve para nortear o Governo de Mato Grosso no planejamento e execução da defesa sanitária animal garantindo a manutenção da certificação sanitária do rebanho mato-grossense e a competitividade para o setor nos mercados internacionais.