Campanha Agosto Lilás fortalece enfrentamento a violência doméstica e familiar contra a mulher

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O mês de agosto é dedicado à conscientização sobre o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.

A campanha Agosto Lilás foi criada para intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha e garantir mecanismos específicos de combate à violência, além de promover serviços especializados para atendimento às vítimas e os meios de denúncia disponíveis.

Essa iniciativa foi estabelecida por meio de uma lei do Governo Federal e a escolha de agosto se deu porque, nesse mês, foi sancionada a Lei Maria da Penha, referência no combate à violência contra a mulher no Brasil.

A campanha procura conscientizar a população para reprimir casos de violência contra a mulher em nosso país.

Por meio do Agosto Lilás, são estabelecidas iniciativas para informar a população sobre como identificar violência contra a mulher e quais canais recorrer para fazer as denúncias.

Nesse mês, diversas ações são realizadas para promover essa importante causa.

Além de esclarecer as diversas formas de violência doméstica, o Agosto Lilás fomenta debates sobre os direitos das mulheres e a igualdade de gênero.

O objetivo é dar visibilidade ao tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes e como auxiliar as vítimas.

Atualmente, o Ligue 180 é o principal canal de denúncia para casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Essa central encaminha as denúncias para os órgãos responsáveis, além de monitorar o avanço das denúncias registradas.