| 02 Câmara de Vereadores aprova projeto que cria cemitérios para enterro de cães em Cuiabá.mp3 |
Foto da manchete: Gabriel Faria
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, na última semana, o projeto de Lei, de autoria do vereador Sargento Vidal, do MDB, que prevê a criação de cemitérios para animais domésticos na Capital.
Pelo projeto, será responsabilidade da Prefeitura de Cuiabá realizar o sepultamento dos pets de famílias cuiabanas, de ONGs, Organizações Não Governamentais, e protetores independentes cadastrados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, em campas e jazigos localizados em cemitérios públicos.
Os enterros serão prioritariamente gratuitos para animais domésticos de estimação de famílias de baixa renda registradas no CadÚnico, Cadastro Único, e ONGs.
Para os que não se enquadram nesses critérios, as taxas para os serviços serão regulamentadas pela Central Funerária Municipal.
O autor da proposta afirma que a medida proporciona um descanso digno aos animais e contribui para a preservação do meio ambiente, evitando o descarte inadequado dos restos mortais.
Os cemitérios particulares também estão incluídos na proposta, mas deverão estabelecer suas próprias regras para o sepultamento de animais em campas, jazigos, gavetas ou carneiras, reservando 10% de sua área total para essa finalidade.
O vereador Vidal destacou que muitos moradores não têm condições de oferecer um enterro digno aos seus companheiros que, por anos, compartilharam suas vidas, e com o Cemitério Público para Pets, terão essa oportunidade, evitando o descarte em locais inadequados como terrenos baldios e córregos.
O projeto aguarda a sanção do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, do MDB.