Câmara aprova projeto que autoriza uso de aviões agrícolas no combate a incêndios.mp3 |
Foto da manchete: Agência Senado
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Câmara dos Deputados aprovou, recentemente, o Projeto de Lei de autoria do senador Carlos Fávaro, do PSD de Mato Grosso, que autoriza a contratação por parte do poder público de aviões agrícolas para o combate a incêndios florestais.
Para o parlamentar, a aprovação ocorre em um momento importante, em que as atenções de todos estão voltadas para o início do período das secas.
Fávaro considerou a aprovação do projeto uma grande notícia para todos os brasileiros, especialmente para os mato-grossenses.
O senador explicou que a medida libera o uso da segunda maior frota de aviões agrícolas do mundo para auxiliar na preservação ambiental.
Segundo Carlos Fávaro, a ideia do projeto surgiu em 2020, quando o país assistia cenas de devastação causadas pelos incêndios no Pantanal.
Pela proposta aprovada pelos deputados, fica alterado o Código Florestal, com a determinação de que os planos de contingência para o combate aos incêndios tenham diretrizes para o uso da aviação agrícola.
Com a aprovação na Câmara, o projeto segue agora para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.
Carlos Fávaro está confiante de que a proposta será sancionada pelo presidente em breve e, assim, quando a seca deste ano se intensificar, o poder público poderá lançar mão dos aviões agrícolas para combater eventuais incêndios.