Cadastro Ambiental Rural de Mato Grosso é destaque nacional.mp3 |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Com mais de 50 mil Cadastros Ambientais Rurais analisados pela Sema, Mato Grosso avança na regularização ambiental.
Em número de cadastros, o Estado analisou mais de 10 vezes a média nacional, que é de 4% conforme o Serviço Florestal Brasileiro.
A maior área analisada está dentro de grandes propriedades, que possuem mais de 15 módulos fiscais. Em área, representam 71% dos analisados, com cinco mil oitocentas e 58 propriedades.
As pequenas propriedades, com até quatro módulos fiscais, somam 10% da área analisada, com 34 mil 781 cadastros que somam cerca de três milhões de hectares.
Aproximadamente oito mil cadastros são de médias propriedades, entre quatro e 15 módulos.
O CAR é um cadastro eletrônico obrigatório para todas as propriedades e posses rurais.
O proprietário também se beneficia do cadastro, que atesta a regularidade ambiental e que a propriedade respeita a legislação ambiental vigente.
Atualmente, a validação do CAR chega a 15% da área inserida no sistema, ou seja, o que atesta que a propriedade está em dia com a legislação ambiental, e que implementaram a regularização ambiental.
O aumento desta taxa depende da melhoria das informações inseridas nos sistemas pelos usuários.
Para isso, os interessados podem utilizar a ferramenta Mapa do CAR, disponível na internet, que analisa previamente o processo antes mesmo de submeter ao órgão ambiental.
A ferramenta foi uma iniciativa do Instituto Ação Verde, em parceria com o Governo do Estado, e pode ser acessada pelo www.mapadocar.com.br.