Cacique Raoni recebe Prêmio Estadual de Direitos Humanos concedido pela Assembleia Legislativa de MT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio  

Uma das principais lideranças indígenas do Brasil, o cacique Raoni, reconhecido internacionalmente pela defesa da Amazônia e dos povos originários, foi homenageado com o Prêmio Estadual de Direitos Humanos Padre José Ten Cate, da Assembleia Legislativa.

A iniciativa da homenagem foi do deputado Lúdio Cabral, do PT,

O parlamentar lembrou que o cacique Raoni dedicou a vida em defesa da Amazônia, dos povos indígenas, dos direitos humanos e dos direitos da natureza.

Lúdio disse ainda que com toda história em defesa dos povos indígenas do país, Raoni nunca tinha sido homenageado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

A honraria foi entregue à Kokonan Metuktire, filha de Raoni, que representou o cacique na solenidade na Casa de Leis.

Ela agradeceu a homenagem e lembrou que seu pai vem lutando pelos direitos de todos os povos indígenas desde muito novo.

“Fico muito feliz de estar recebendo esse prêmio que levo a ele”, afirmou a filha do líder indígena mato-grossense.

A presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso, Eliane Xunakalo, também comemorou a homenagem, afirmando que o prêmio “é mais do que justo”.

E ao longo desta semana, Brasília recebe a maior mobilização do movimento popular indígena do Brasil, com a instalação do Acampamento Terra Livre Nacional na capital do país.