Cacau-MT Familiar. Aprofir propõe incentivo fiscal para mercados que comprarem produtos de pequenos produtores

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  VANDERSON FERRAZ SANTOS

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

O 1º Seminário Cacau-MT Familiar que ocorreu na última sexta-feira, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, contou com uma palestra do presidente da Aprofir, Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso, Hugo Garcia que propôs a criação de uma lei estadual que beneficie todos os pequenos e médios produtores. 

Na ocasião, Garcia apresentou uma proposta que animou os 450 pequenos agricultores presentes no evento. 

A sugestão dele, é que, por meio de dispositivo legal, seja proporcionado incentivo fiscal a mercados e estabelecimentos comerciais que compram produtos de pequenos agricultores familiares do estado. 

O presidente da Aprofir ressaltou   que nossos mercados precisam consumir o produto produzido em Mato Grosso.   

Hugo Garcia revelou ainda que esteve recentemente acompanhando o lançamento do projeto da Rota da Banana, em Cáceres, e ficou muito triste ao saber que os produtores jogam quase quatro mil quilos de banana fora por semana, porque não conseguem vender. 

Por outro lado, lembrou o dirigente da Aprofir, os mercados estão comprando de produtores de fora do Estado. 

Já o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, agradeceu e elogiou a proposta de Hugo Garcia. 

Botelho garantiu ainda que vai trabalhar para transformar a proposta ou a ideia de Garcia em uma lei. 

 O Seminário do Cacau também discutiu políticas públicas, acesso a crédito, tecnologias de cultivo e integração do cacau em sistemas agroflorestais, reforçando o papel da agricultura familiar no desenvolvimento regional.