| Botelho visita o Pantanal e fica chocado com animais agonizando sem água para beber.mp3 |
Foto da manchete: ALMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A situação do Pantanal mato-grossense preocupa.
Esse foi o sentimento manifestado pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, do DEM, depois de visitar trechos do bioma e ficar impressionado com as condições dos animais agonizando ou disputando um pouco de lama que ainda resta nos corixos, nas proximidades da estrada Transpantaneira.
Botelho esteve em Poconé, e aproveitou para percorrer alguns pontos da região, quando constatou diversos jacarés, capivaras e outros animais sofrendo por causa da escassez de água.
O parlamentar chamou a atenção para o problema e aproveitou para fazer um alerta: “se não tomarmos uma providência vamos ver o fim do Pantanal”.
Segundo o deputado, é fundamental desenvolver ações para preservar a fauna e flora que formam o bioma da região, que é patrimônio mundial.
Botelho destacou que as imagens são impressionantes, com muitos animais mortos. Ele lembrou que muitas pessoas defendem a perfuração de poços artesianos no pantanal para amenizar a situação na época da estiagem. Mas, na opinião de Botelho, é preciso fazer estudos para que não aconteça uma destruição do bioma.
“Vi jacarés e capivaras disputando uma pequena poça de lama porque não tem mais água. Isso acontece em todo Pantanal”, lamentou o deputado.
De acordo com Eduardo Botelho, na região deve ser mantida, de forma sustentável, a pecuária e retirar a agricultura.
O parlamentar destacou ainda que é preciso preservar as cabeceiras dos rios que abastecem o Pantanal.
“Acho que a construção de usinas nesses rios que abastecem o pantanal tem que ser proibida, tem que ser feito um trabalho de desobstrução dos canais. Tem que ser agora”, alertou Botelho.