Bolsonaristas espalham boatos de que ivermectina cura dengue. Saúde alerta para fake news

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

 

Nos últimos anos, a ivermectina, um antiparasitário, ou seja, um remédio para vermes, tem sido amplamente divulgada como solução para diversas doenças.

Agora, com a epidemia de dengue, perfis de extrema direita, negacionistas e bolsonaristas têm usado as redes sociais espalhando desinformação de que a ivermectina serviria para combater a dengue.

Porém, o Ministério da Saúde alerta que o medicamento não tem nenhuma eficácia no tratamento da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

A disseminação de mentiras sobre o uso da ivermectina contra a dengue tem sido observada, inclusive em perfis de redes sociais de alguns profissionais de saúde.

A ivermectina ganhou destaque durante a pandemia de Covid-19, quando foi promovida como parte de um tratamento precoce contra o vírus pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, apesar da falta de evidências científicas que comprovassem sua eficácia.

Estudos realizados na época mostraram que o medicamento não possuía benefícios significativos no combate ao coronavírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, a ideia de que a Ivermectina ajudaria a tratar a dengue não passa de um boato sem qualquer fonte ou comprovação científica.

Portanto, não reconhece qualquer protocolo que inclua o medicamento no tratamento da doença.

A propagação de fake news, especialmente em uma situação de epidemia, representa uma ameaça significativa à saúde pública, alerta o ministério.