| Boletim Coronavírus-MT - SES confirma 11 casos em Mato Grosso e monitora 385 suspeitos.mp3 |
Vinícius Antônio
No fim da tarde desta quinta-feira, o secerário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, atualizou os números de casos suspeitos e confirmados do Coronavírus no Estado.
Segundo ele, Mato Grosso tem 11 casos confirmados e 385 suspeitos de Covid-19.
Sonora: Gilberto Figueiredo
Dos 11 paciente confirmados, apenas dois estão internados em leitos comuns, o que significa que Mato Grosso não tem nenhum caso grave da doença. A idade dos pacientes varia entre 26 e 50 anos.
O secretário atualizou também a lista das cidades com o maior número de casos suspeitos. Cuiabá ainda continua na frente, seguida por Várzea Grande e Sinop.
Sonora: Gilberto Figueiredo
Sobre as divergências entre decretos e portarias estaduais e municipais o secretário ressaltou que o cidadão deve seguir as determinações do Governo do Estado, que se sobrepõe a decisões das prefeituras e que as medidas estão flexibilizadas para evitar um colapso financeiro em Mato Grosso
Já para as pessoas do chamado “Grupo de Risco” o secretário afirmou que a melhor forma de prevenção é o isolamento social, trabalhando, se possível na forma de teletrabalho, ou seja, trabalho feito pela internet, em casa.
Gilberto afirmou que mais ou menos a metade da população mato-grossense vai ser infectada pelo vírus, mas que a maioria dos casos não vai passar da fase leve da doença.
Sonora: Gilberto Figueiredo
Sobre a projeção do Ministério Publico Estadual de Mato Grosso que aponta um numero de mortes próximo a oito mil pessoas no Estado caso as medidas de isolamento sejam flexibilizadas pelo governo, o secretário afirmou que a SES vai seguir a projeção de seu setor de inteligência e que o número de óbitos em Mato Grosso não vai chegar nem peto do número apontado pelo MPE.
Sonora: Gilberto Figueiredo
Mesmo afirmando que as atividades no Estado não possam parar por completo, o secretário pediu para que aqueles que tem a oportunidade de ficar em casa neste momento, respeitem as determinações de confinamento.
Sonora: Gilberto Figueiredo