Boletim Coronavírus-MT: Estado continua com 11 casos confirmados. Suspeitas saltam de 385 para 556

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

O estado de Mato Grosso continua com 11 casos confirmados de Coronavírus. O número não mudou de quinta para sexta-feira, quando foi divulgado o último boletim pela SES, Secretaria de Estado de Saúde.

Dos casos confirmados, 8 estão em Cuiabá, 2 em Várzea Grande e 1 em Nova Monte Verde.

Já o número de casos suspeitos teve um aumento significativo se comparado ao divulgado pela Saúde estadual na quinta-feira. As suspeitas da Covid-19 em Mato Grosso saltaram de 385 para 556 em um dia.

Segundo o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, o aumento no número de casos suspeitos se deve a uma mudança no reconhecimento por parte da SES, que agora, passa a contabilizar todos os casos que os municípios, por meio de suas Secretarias de Saúde apontarem como suspeitos para a doença.

Sonora: Gilberto Figueiredo

O secretário voltou a frisar que Mato Grosso não tem pacientes com caso grave da doença. Dos 11 casos confirmados, apenas um paciente está internado e o quadro é leve.

No boletim divulgado nesta sexta-feira, a SES trouxe ainda uma modificação. A secretária passou a contabilizar casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e que estão sendo monitorados pelo Estado.

Segundo Figueiredo amostras já foram coletadas para que se comprove ou não a contaminação dos pacientes pelo novo Coronavírus.

Sonora: Gilberto Figueiredo

O Estado tem dois laboratórios credenciados para fazer o diagnóstico de Coronavírus em Mato Grosso, além do Lacen, Laboratório Central do Estado, órgão ligado a SES. São o Laboratório Carlos Chagas e Santa Rosa, ambos de Cuiabá.

O secretário informou que dois laboratórios da cidade de Rondonópolis estão em fase final de credenciamento pelo Lacen. O laboratório Cedir Lab e o Laboratório do Hospital da Unimed de Rondonópolis devem estar habilitados nos próximos dias.

Figueiredo salientou que todas as unidades hospitalares, públicas ou privadas do Estado, tem a obrigação de comunicar a SES caso haja em suas dependências, casos suspeitos da doença, para que possam constar nos números oficiais de Mato Grosso.

 Sonora: Gilberto Figueiredo

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.