04 BNDES aprova crédito de R$ 5 bi para duplicação da BR-163 em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, aprovou um financiamento de cinco bilhões de reais para a Nova Rota do Oeste, concessionária responsável pela gestão de 851 quilômetros da BR-163, entre Itiquira e Sinop.
Os recursos serão utilizados para concluir a duplicação de um trecho de 444 quilômetros da rodovia, principal rota logística do agronegócio, seja para o Porto de Santos, em São Paulo, ou para a região Norte, por meio da hidrovia do Tapajós, no Pará.
O investimento total no projeto de duplicação e melhorias é de nove bilhões de reais.
A BR-163 impacta diretamente 19 municípios e dois terços da população de Mato Grosso.
A rodovia é responsável por transportar mais de 20% da exportação agrícola do país, movimentando 40 milhões de toneladas e 33 bilhões de dólares em 2023.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comemorou a liberação do recurso. Segundo ele, a obra vai trazer mais prosperidade para Mato Grosso.
O projeto promete gerar até três mil e 400 empregos diretos e indiretos, além de reduzir em 35% o número de acidentes e diminuir em 20% o tempo de viagem entre Cuiabá e Sinop quando concluído.
A operação foi confirmada pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, que destacou que o apoio financeiro reforça o compromisso do governo com o crescimento econômico e o agronegócio brasileiro.