BID Pantanal vai investir 30 milhões na prevenção a incêndios no Pantanal mato-grossense

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O programa BID Pantanal vai injetar 30 milhões de reais na prevenção e combate a incêndios no Pantanal Mato-grossense.

A informação é do superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária em Mato Grosso, Maurício Munhoz.

Munhoz explicou que solicitou ao Corpo de Bombeiros um projeto com diversas ações, como monitoramento de incêndios, acompanhamento do avanço de queimadas e ações rápidas para contenção do fogo.

A proposta foi incluída na Carta proposta que será enviada ao Banco Interamericano de Desenvolvimento em janeiro de 2024.”

O BID Pantanal é um programa do Governo Federal que será executado a partir de 2024, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em 12 municípios mato-grossenses que têm relação com o bioma: Cuiabá, Cáceres, Livramento, Chapada dos Guimarães, Jangada, Barão de Melgaço, Várzea Grande, Acorizal, Santo Antônio, Rosário Oeste, Nobres e Poconé.

O programa é financiado pelo BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, que fará o aporte de aproximadamente um bilhão de reais em quatro os eixos: renda, educação, sustentabilidade e infraestrutura.

Além de atender projetos estruturantes desenvolvidos por Arranjos Produtivos Locais, associações, sindicatos e prefeituras, também vai tratar da prevenção de incêndios e queimadas.

Nos últimos meses, uma equipe técnica do Ministério da Agricultura percorreu os doze municípios de Mato Grosso que serão atendidos pelo programa.

Levantou propostas que foram debatidas em audiências públicas promovidas pela Assembleia Legislativa, coordenadas pelo deputado estadual Wilson Santos, do PSD.