Barranco apresenta projeto que transfere dinheiro do Fethab para investimentos na agricultura familiar

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O deputado estadual Valdir Barranco, do PT, apresentou, esta semana, um projeto de lei que viabiliza o repasse de 100 milhões de reais, do Fethab, Fundo de Transporte e Habitação, para as contas da Empaer, Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, e da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar.

A proposta altera um artigo da Lei de março de 2000, que criou o Fethab, que passa a repassar o número de 1,15% do valor da UPF de Mato Grosso, vigente no período, por tonelada de soja transportada, que será creditada à conta da Secretaria de Agricultura Familiar e da Empaer.

Barranco disse que a meta do projeto é fomentar e valorizar a agricultura familiar de todo Mato Grosso.

O deputado lembrou que esses 100 milhões de reais eram para a Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso.

O petista explicou que anteriormente o repasse de 1,15% do Fethab era transferido para as associações do agro, mas que ele foi cassado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso por duas ações, uma do PT, o Partido dos Trabalhadores e uma da Procuradoria Geral de Justiça do Estado.

Barranco ressaltou que tem certeza que esse valor vai mudar a vida de muitos assentados, assentadas e pequenos produtores espalhados por todo Mato Grosso.

Projeto de Lei vai tramitar na Assembleia Legislativa, onde passará pelas Comissões internas para, depois, ser colocado em votação no plenário da casa.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.