Banco Central disponibiliza ferramenta que permite a pessoa se defender de fraudes financeiras

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Os recentes vazamentos de dados de consumidores acenderam um alerta.

Desde o mês passado, episódios de divulgação em massa colocaram na internet informações financeiras de milhões de brasileiros e abriram caminho para golpes virtuais.

De posse de dados pessoais, criminosos enviam contas falsas de telefone e de televisão por assinatura por e-mail, com nome completo e endereço, por exemplo.

Nesse caso, basta o consumidor entrar diretamente no site da operadora e verificar a situação, sem acessar nenhum link suspeito.

Outros golpes podem trazer prejuízos reais, quando terceiros usam os dados para abrir contas bancárias, chaves Pix e fazer empréstimos em seu nome.

No entanto, um sistema desenvolvido pelo Banco Central permite a pessoa se defender de fraudes ao consultar a situação financeira.

Um caminho para contornar a situação é acessar o Registrato, www3.bcb.gov.br/registrato, sistema do Banco Central que fornece um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras.

A ferramenta permite a consulta pela internet do histórico de pessoa física ou jurídica em bancos e financeiras.

 

Entre as informações que podem ser levantadas, estão a abertura de contas bancárias, ativas ou inativas, dívidas liquidadas ou em aberto e envios de dinheiro para o exterior.

Para acessar o Registrato, a pessoa deve fazer um cadastro no site do Banco Central. É preciso fornecer CPF, data de nascimento e primeiro nome da mãe.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.