Balsa Ecológica deve retirar 150 toneladas de lixo do Rio Cuiabá até dezembro

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Davi Valle

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Com as atividades retomadas esta semana, a Balsa Ecológica deve retirar até dezembro cerca de 150 toneladas de lixo oriundo do descarte irregular no Rio Cuiabá.

A ação, implementada na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, do MDB, é coordenada pela Limpurb, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos.

O serviço é realizado de segunda a sábado, percorrendo aproximadamente cinco quilômetros, com o itinerário que vai da Ponte Nova até a comunidade São Gonçalo Beira Rio.

Durante o trajeto, são retirados, em média, dois contêineres de lixo diariamente, o equivalente a duas toneladas a menos de carga poluente no leito do Rio Cuiabá.

Segundo o diretor-geral da Limpurb, João Carlos Hauer, todo descarte irregular de lixo feito na cidade, seja nas bocas de lobo, nos córregos, e até mesmo em terrenos baldios, tudo acaba chegando no leito do Rio Cuiabá.

Todo lixo recolhido no Rio Cuiabá é destinado para o aterro sanitário.

Com mais de sete metros de largura e três metros de comprimento, a balsa carrega dois contêineres com capacidade de até 500 litros cada.

A equipe que atua na embarcação é composta por um piloto e um coletor.

Durante a viagem, os compartimentos são cheios de garrafas PET, sacolas e cadeiras plásticas, isopor, restos de brinquedos e diversos outros materiais prejudiciais ao meio ambiente.