Balanço da Feira Natural do Campo mostra que pequenos produtores comercializaram 50 mil.mp3 |
Foto da manchete: ASCOM Senar-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Em três edições realizadas em 2022, os 25 pequenos produtores rurais participantes da Feira Natural do Campo comercializaram juntos cerca de 50 mil reais.
O valor foi arrecadado a partir da venda de aproximadamente cinco mil itens produzidos por agricultores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso.
De acordo com o supervisor da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Thiago Salapata, houve um incremento de 50% a mais nas vendas em relação às edições de 2021.
Segundo levantamento realizado ao longo dos eventos, cerca de duas mil pessoas passaram pelas feiras que aconteceram no estacionamento do Pantanal Shopping, em Cuiabá, entre os meses de novembro e dezembro deste ano.
A Feira Natural do Campo foi realizada pela primeira vez em 2021, em sete edições.
O projeto foi uma oportunidade dos produtores atendidos pela Assistência Técnica do Senar de comercializarem seus produtos diretamente com os consumidores e envolveu um extenso planejamento.
Já a analista do Senar Mato Grosso, Tamirys Fernanda, disse que o objetivo do projeto é esse mesmo, possibilitar o contato entre produtor e consumidor.
A Assistência Técnica e Gerencial do Senar atingiu em 2022 a marca de cinco mil propriedades atendidas em todo o estado.
Pelo programa, produtores de quatorze cadeias produtivas recebem orientações de técnicos de campo credenciados, sem custo.
A assistência contribui para a melhoria da produtividade nas propriedades rurais e consequentemente aumenta a renda do produtor.